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Tecnologia na hotelaria: 9 tendências para acompanhar

Você sabia que a tecnologia na hotelaria pode contribuir para aumentar a lucratividade do negócio? Se o serviço escolhido for eficiente e fácil de ser utilizado, a sua equipe ganha tempo para trabalhar mais e melhor.

As soluções tecnológicas otimizam os processos internos e melhoram a experiência do cliente, garantindo a sua satisfação. Afinal, as pessoas não têm mais paciência para esperar por serviços demorados, pois estão sempre correndo contra o tempo.

Nós separamos algumas ferramentas que vão ajudá-lo nas rotinas do hotel. Acompanhe!

  1. Aplicativos de reserva automatizada
    Jovens e adultos estão cada vez mais conectados à internet por meio de celulares e tablets. E por que não aproveitar isso para facilitar as reservas?

Muitos aplicativos do mercado já disponibilizam ao cliente fazer reservas online, avisar sobre atrasos e fazer um tour virtual no hotel. Dessa maneira, os hóspedes têm mais agilidade para fazer as reservas, pois não precisam fazer ligações e esperar uma resposta sobre disponibilidade.

Além disso, os colaboradores do empreendimento ganham tempo para fazer outras atividades do dia a dia, pois não precisam atender tantos telefonemas, anotar cada reserva no computador, entre outras tarefas.

  1. Múltiplos canais de atendimento
    A cada dia novas ferramentas tecnológicas são disponibilizadas no mercado, e os hotéis também precisam se adaptar a isso. Portanto, é preciso oferecer múltiplos canais de atendimento ao cliente como: sites, redes sociais, e-mails, WhatsApp etc.

Também é possível utilizar chatbots para enviar respostas automáticas aos clientes. Essa é uma interface que permite um bate-papo espontâneo, o que dá a sensação de que o hóspede está realmente conversando com um colaborador do hotel. Porém, ele estará conversando com um robô.

A vantagem da ferramenta é que enquanto o chatbot responde às mensagens, o colaborador pode desempenhar outras tarefas.

Todas essas opções de atendimento farão o hóspede se sentir mais à vontade para fazer reservas, solicitações de serviços extras e reclamações.

Ao perceber que tem um atendimento de qualidade, ele fará uma boa divulgação do seu serviço, ajudando a aumentar as vendas de forma espontânea.

Ademais, você consegue reduzir os custos mensais ao utilizar sistemas mais eficientes de comunicação interna e externa.

  1. Concierge eletrônico
    O serviço de concierge eletrônico permite repassar informações em vários idiomas.

Por exemplo: se os colaboradores só sabem falar português, o hóspede pode ligar em busca de um determinado serviço e solicitar o idioma desejado. O sistema repassará as informações que ele pediu, na língua escolhida.

Sendo assim, o hóspede pode obter inúmeras informações como: atrações turísticas da cidade, taxas de câmbio, cardápio do hotel, opções de transportes, entre outras. Dessa maneira, o cliente tem mais agilidade no atendimento e segurança das informações.

O concierge eletrônico ainda tem a vantagem de oferecer modernidade ao atendimento, utilizando a tecnologia touch screen e a sonorização do ambiente.

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  1. Apartamentos high tech
    A tecnologia deve estar presente em todo o conceito do hotel, desde o atendimento até o quarto do hóspede. Para isso, deve-se investir em redes wi-fi de qualidade e aparelhos de televisão conectados à internet, mais conhecidos como Smart TV.

Os gestores também devem considerar a possibilidade de disponibilizar tablets nos quartos. Eles podem funcionar como “controle remoto” para funções como: ligar e desligar o ar-condicionado, acender e apagar a luz, ligar a televisão e fazer reservas no restaurante do hotel.

Somadas, essas tecnologias permitem ao hóspede realizar compras online, ouvir músicas pelo YouYube, fazer reservas para refeições no restaurante do hotel e assistir a séries no Netflix.

Além dessas opções, uma tecnologia utilizada no Japão permite a personalização do quarto conforme o perfil do hóspede. Por exemplo: ele pode transmitir uma rádio da cidade natal do visitante ou oferecer um secador de unhas no próprio quarto.

  1. Comunicação online com serviço de quarto
    A tecnologia também pode facilitar a comunicação do hóspede com a equipe de serviço de quarto. Por exemplo: um hotel da Espanha inovou ao construir uma ferramenta baseada no Twitter.

Com o aparelho, o hóspede digita algo como #querorefrigerantenofrigobar e os colaboradores sabem que precisam reabastecê-lo.

  1. Sistema de gestão hoteleiro
    Algumas ferramentas também permitem a gestão completa do hotel. Dessa maneira, o hóspede consegue fazer a reserva, visualizar a planta do quarto e efetuar o pagamento online, diminuindo as filas na recepção e dando mais agilidade aos procedimentos.

Esses softwares também possibilitam a gestão centralizada das reservas, relatórios operacionais e de produtividade dos colaboradores, controle de tarifas e análise das ações de marketing desenvolvidas pelo hotel.

  1. Entrada no quarto com uso do smartphone
    Já foram desenvolvidas tecnologias que permitem ao hóspede entrar no quarto utilizando o seu smartphone. Isso funciona por meio de um aplicativo que cria uma espécie de “chave virtual”.

Essa solução evita que o hóspede perca a chave durante a estadia, reduzindo os custos para o empreendimento. Porém, ela ainda está em fase de testes e deve ser aperfeiçoada com o tempo.

  1. Sistema para organização de eventos
    Os hotéis que disponibilizam espaços para eventos também podem oferecer uma ferramenta para facilitar a organização de reuniões.

Com um sistema como esse, o cliente consegue analisar a infraestrutura da rede hoteleira, solicitar cotações, visualizar as fotos e a planta do espaço para a reunião ou evento, criar chats de discussão, compartilhar arquivos e armazená-los no histórico de negociações.

Ao disponibilizar uma ferramenta como essa, o hotel economiza o tempo do cliente, que não precisa se deslocar até o espaço apenas para conhecê-lo. Além disso, amplia as oportunidades de venda.

  1. Robôs para carregar bagagem
    Os robôs também podem tornar a rotina do hotel mais ágil e eficiente. A tecnologia já é utilizada em grandes redes para pegar as bagagens dos hóspedes e armazená-las em cofres. Dessa maneira, o cliente tem mais segurança para explorar o turismo na região.

Depois, é só utilizar um PIN de segurança para recuperar a mala. Simples e prático!

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